domingo, 18 de setembro de 2011

Desfile Cívico - 07 de Setembro


A Escola Vigário João Inácio cumpre mais uma vez com singular beleza às solenidades cívicas com patriotismo e consciência cidadã.
Em 7 de setembro de 1822, há exatamente 189 anos, D. Pedro I, um rapaz com menos de 24 anos e que começara a governar o país como regente aos 22, proclamava a nossa independência. Só dá para imaginar que esse jovem era um governante muito à frente do seu tempo - e, de fato, o era -, pois, antes, já afrontara os valores da escravidão, atitude que, à época, significava andar na contramão da história e do poder. Era preciso ter coragem para assumir idéias tão revolucionárias como as que ele assumiu. E ele as assumiu, pois sabia que o Brasil esperava dele atitudes que promovessem mudanças. Alguém já disse ter sido ele o mais apaixonado dos brasileiros e o mais furioso antilusitano. Jurou, pelo seu sangue, pela sua honra e pelo seu Deus, que faria a liberdade do Brasil. Seu grito de “independência ou morte” pôs fim a uma história de mais de trezentos anos de conspirações e insurreições, de mortes, ódios e rancores. E esse grande feito, repito, partiu de um jovem com menos de 24 anos, que se tornou o primeiro imperador do Brasil e que nos deu, pouco tempo depois, a primeira Constituição, normas que regeriam o país por mais de 65 anos.
Dentro desses parâmetros procurou-se desenvolver nos educandos uma consciência crítica e construtiva dentro dos princípios democráticos e cristãos, de forma que possamos comparar o Brasil de ontem e construir o Brasil de hoje incentivando o jovem a fazer a diferença, e lutar por um país com igualdade, fraternidade e justiça social. Foi nesse propósito que garbosamente desfilamos nas ruas, como mostram as fotos abaixo.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário